• Julia de Oliveira

Por que algumas tattoos falham após a cicatrização?

Retorno aqui nesse espaço para compartilhar conhecimento, que acumulei nos últimos 7 anos como tatuadora. 


São muitas as dúvidas e questionamentos de clientes e jovens gafonhotas da tatuagem, quando o assunto é retoque, tattoo falhada, etc. Normal. Às vezes eu também tenho dúvidas, mesmo hoje.

Primeiro começo dizendo que tatuagens podem falhar e não existe um culpado 100% nisso. Ou seja, você artista, que coloca a culpa nos clientes pelo resultado depois da cicatrização: não seja essa pessoa.

E você, cliente, que nem se dá o trabalho de procurar o artista que fez e já sai por aí metendo o pau na pessoa: não seja essa pessoa.

Vou explicar melhor o por quê… Segue uma listinha de 3 motivos pelos quais sua tattoo pode ter falhado após a cicatrização:


1 - Sua tatuagem é fineline. 

Talvez você tenha caído aqui de paraquedas e está dando de cara com essa minha suposição, de que sua tattoo é no estilo TRAÇO FINO. Fui ousada em já categorizar sua arte aqui sem nem te conhecer, eu sei, mas veja bem… Traços finos são feitos com agulhas 5RL pra baixo, tá? Mas vou focar nas feitas com 3 e 1RL, porque são as que tem mais propensão a precisar de retoque: Essas agulhas que citei são ridiculamente finas, é até difícil controlar a máquina enquanto tatuamos e não temos experiência com essas bonitas. Sendo elas assim, fininhas, ao perfurar a pele injetam uma quantidade ínfima de pigmento na derme (segunda camada, onde a tinta fica alojada pro resto da sua vida). 

Conhecer o processo da cicatrização é muito importante, mas se você não conhece, vou te dar um spoiler do que ocorre após essa aplicação ínfima de pigmento: o organismo do seu cliente começa a tentar combater as moléculas da tinta - expelindo uma secreção com uma parte e absorvendo por dentro o resto. Dependendo do sistema imunológico da pessoa, o pigmento resiste e fica uniforme, xuxu beleza. Mas em outros casos, é preciso sim um retoquinho num ponto ou outro da tatuagem. 

Então, se ao completar 30 ou 40 dias de cicatrização e você ver que algum tracinho sumiu, não se desespere! Procure a pessoa que lhe tatuou e agende um retoque. Justamente por ser algo comum, 99% dos estúdios oferecem um retoque gratuito. Use-o!


2 - Aplicação Irregular.

Calma, não estou dizendo que você não sabe tatuar, ok? Aplicação irregular pode ser causada por vários fatores: máquina desregulada, cliente mexendo, falta de apoio, etc.

Você tá lá, linda e bela aplicando a tatuagem, aparentemente tudo perfeito. Você finaliza, tira foto, coloca o curativo… Depois, na hora de postar a foto, você vê beeeeeem sutilmente, aquele bendito traço que não tá uniforme como os outros. Você reza 3 pai nosso e 3 ave maria pra ser só impressão sua… mas daí, 40 dias depois, sua cliente retorna com aquele ponto em específico pra retocar!

Acontece, viu? Acontece comigo até hoje, não vou negar! 

Sabem o que eu faço nessa situação? Explico pra cliente o que aconteceu, digo o quão normal isso é e faço o retoque numa boa. Fim de papo.

Estou sempre SEMPRE investindo em materiais e equipamentos que minimizem essa situação e hoje posso dizer tranquilamente que venço 97% dessas batalhas pelos traços perfeitos. Com os materiais que utilizo, a quantidade de retoques que faço é mínima. Graças à Deusa.


3 - Uso de produtos químicos na cicatrização.

Essa tem um culpado em 100% das situações: a falta de informação. Do artista e do cliente. 

É tão comum a gente ver recomendações em toda a internet falando sobre como devemos proteger nossas tatuagens do sol, que logo compreendemos assim: TACA PROTETOR SOLAR.

Bom, por favor, não façam isso com meu coração fraco.

Protetor solar é cheio de química, fortíssimo! Assim como cremes hidratantes convencionais, sabonetes antissépticos (!!!!), pomadas medicamentosas, etc - mantenha todos esses produtos LONGE da sua tatuagem durante no mínimo 20 dias, logo após de fazê-la.

Por que?

Porque como eu expliquei ali em cima, no primeiro ponto, a defesa do organismo tenta combater o corpo estranho que acabamos de aplicar: a tinta. Quando aplicamos produtos químicos na tatuagem recém feita, estamos aplicando MAIS corpos estranhos e prejudiciais que nosso organismo vai querer combater também, ou seja, vai colaborar pra absorção da tinta e teremos tattoos falhadas ou extremamente claras.

Pessoas que tatuam, indico também que parem HOJE de usar vaselina derivada de petróleo na hora de tatuar, em nome da Deusa!

Sabendo de tudo isso agora, vamos colocar em prática as dicas subentendidas na rotina de tatuadorx e tatuadx? Vamos!

  • Vamos compreender que é normal precisar de um retoquinho ou outro nas suas tattoos, às vezes é só reação do seu organismo.

  • Vamos prestar atenção na aplicação e manter a profundidade sempre uniforme, pra minimizar essas falhas.

  • Vamos parar de indicar pomadas medicamentosas, cremes, sabonetes e protetor solar para nossas clientes. 

Sugestão do que indicar:

  • Lavar com sabonete glicerinado ou shampoo johnson’s

  • Aplicar óleo de coco extra virgem pra hidratar e cicatrizar

É isso. Espero que gostem!

Obrigada e até a próxima!

37 visualizações

(13) 3222-1793

©2020 por Julia de Oliveira.